quarta-feira, 4 de julho de 2007

"Entre sambas e sambistas"

Salve, Salve galera!!



Em junho estive em São Paulo e tive o imenso prazer de estar no Sesc Santana e assistir ao ensaio e show do Projeto "Quinta o Samba é lei", que tem de anfitrião o maravilhoso grupo "Quinteto em Branco e Preto" e nessa quinta os convidados eram Athaulpho Alves Jr., Thobias da Vai-Vai e Adriana Moreira.
O show é lindo!!! É fantástico! Eu sempre fico entusiasmada qdo vejo o samba em teatro, vendo que cada vez mais ganhamos espaço, eu sei que o reconhecimento é tão pequeno ainda... + é divino ver um show de samba, num teatro cheio, animadissimo, lindo!!!!! Sem desmerecer as grandes rodas de samba, os terreiros, mas esses são a casa do samba e eu tbm os adoro!
Eu me arrepiei do começo ao fim! No final ainda fiz um comentário ao Quinteto: "Parece que vcs foram feitos pro teatro." Acho que não preciso dizer que o Quinteto é maravilhoso, que eu adoro muito, etc.. Todos que me conhecem sabem disso! Mas posso dizer que o cd que eles lançarão no próximo mês e eu já tive o imenso prazer de ouvi-lo (ainda não estava totalmente pronto) é maravilhoso. Vem fazendo jus aos outros 2! Eu não poderia dizer qual dos 3 é melhor! Diferente da maioria dos grupos, o Quinteto não melhora a cada cd, pq o primeiro já era melhor e todos continuam melhores. Com a autênticidade do samba de qualidade, do samba de raiz. Adorooo!!!


Mas... Esse post é especialmente pra falar do Thobias da Vai-Vai. No final do show eu parabenizei Thobias pelo show e perguntei se ele lembrava da maravilhosa rainha da bateria Camilinha Vaz, ele respondeu que sim, comentou que ela está morando em Florianópolis e é rainha de uma escola de samba daqui. Eu ri e falei que ela está na escola que eu tive o grande prazer de trabalhar em 2007! Trocamos + poucas palavras e ele autografou o seu novo cd e me presenteou!
Hj estou aqui em casa, ouvindo esse cd e ele é maravilhoso!
A 1ª música intitulada "Eu e Deus na intimidade" de Lúcio Cardim e Ubiratan, é perfeita!
Mas todo o cd é bom, uma levada gostosa, calma...
Com várias participações entre elas do Quinteto e Osvaldinho da Cuíca!
Com tributos a bambas, ao grande Adoniran e ao Hélio Bagunça.
A música "Tributo a um Bamba" de Ideval Anselmo tem um trecho que eu adoro:
"...Malandro só anda alinhado
E acha engraçado que a vida é um jogo
É fogo correr da polícia
Usando a malícia sacode é roubo
Muitos amores na vida, mas nunca amou
Leva no peito a medalha de nosso Senhor..."
O time de compositores tbm é forte, entre eles os irmãos Magno Souza e Maurilio de Oliveira, e Leci Brandão.
Uma música que me diverte é dos compositores Manuca Almeida e Alexandre Leão, "Tem Gente", e a frase que eu adoro: "...Tem gente que precisa precisar..." Perfeita frase!
E outra "Estrelar" de Dedé Paraizo e Andó diz: "...Vou iluminar o mundo
Só com meus olhos atentos
Só quem viveu o que eu vivi
Sabe sentir o que eu sinto..."
A arte do encarte assinada por Elifas Andreato está muito legal!!
Gente... vale muito a pena, eu estou apaixonada! Quem melhor me conhece sabe que eu sou uma apaixonada por tudo que é bom! E a música! Ahhh o samba!!! Eu o amo!!! Salve Noel, Cartola, Sinhô, Candeia! Salve samba-canção, breque, partido-alto, enredo! Salve todos que mantém a chama acessa! Adorooo tanto! Salve Quinteto, Nei Lopes, Wilson Moreira, Nelson Sargento!!



Vida
(Magno Souza e Maurilio de Oliveira)
Vida a que nos foi concebida
Muito menos resolvida
Outorgada a desatenção
Vida que nos livre do fracaso
E nos pega pelo braço
Indicando outra direção
Vida, basta se junta a vida
Suburbana essa ferida
Parece ser de ocasião
Vindo sempre no mesmo compasso
Riscando um tamanho traço
Da fome com força no chão
Digo não apenas à violência
Ao racismo, a pobreza
Na certeza que essa vida vai mudar
Ou não vai continuar
A dor é que tudo é infinito
Solução almejada por aflitos
Ilusão pálida, fria, sem cor
Sem chão
Pálida, fria, sem cor, ou não







Eu e Deus na Intimidade
(Lucio Cardim e Ubiratan)
Deus
Aqui na intimidade e que ninguém nos ouça
Mas um "milagresinho" até que ajudaria
Dar um jeitinho logo pro meu bem voltar
Deus
Com tinta do meu pranto assino este recado
Com a pena da tristeza e um papel timbrado
Na folha do meu peito deste coração
Deus
Por que você não dá meu endereço à ela
Ou jogue em sua mão um lampião ou vela
Pra ver se ela me tira dessa escuridão
Oh Deus
Não tenho condição de lhe propor um trato
Mas ponho minha vida dentro de um sapato
Ainda que não seja dia de natal
Oh Deus
Aceite minha prece em forma de contrato
Fazendo ter valor o nosso bate-papo
Porque meu Deus, preciso muito de amor




Adorei os comentários!
Beijo grande!
Axé!






"Entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o, e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas."(Napoleon Hill)

*** E antes que eu me esqueça... Sentimentos reais não acabam!


Um comentário:

Diego Moreira disse...

Recebi seu comentário e cheguei até aqui.
No ano passado a Bravelha me levou até um Samba no Irajá, em pleno dia dos pais, onde rolava um troço que a Família do Nei Lopes chama de Fenasop (Festival Nacional do Ensopado). Meu sogro é primo do Nei. Nesse samba sentei na mesa e bebi com a turma do quinteto que estava lá acompanhando o mestre!
Visite o geografias suburbanas quando quiser.
Abs!